quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Maxixe e seus benefícios



O maxixe é um vegetal nativo do continente africano, mas muito consumido no Brasil, especialmente na culinária da região Norte e Nordeste.

Embora a aparência em um primeiro momento cause alguma estranheza, a verdade é que o maxixe, além de gostoso, é super nutritivo e benéficas para a saúde.

Rico em fibras e muitas vitaminas, o legume de coloração verde também possui forte ação antioxidante e, portanto, combate os radicais livres no organismo. Ainda, é fonte de sais minerais, como cálcio e fósforo.

No pais, existem pelo menos dois tipos, o maxixe caipira do Norte, que possui “espinhos” macios, e o maxixe japonês, sem espinhos.

Veja alguns de seus benefícios:


Maxixe é um poderoso antioxidante

O primeiro ponto positivo em relação ao maxixe é que ele é um antioxidante poderoso. Isso significa que evita a oxidação celular ao combater os radicais livres, impedindo não apenas o envelhecimento precoce como também fortalecendo o sistema imunológico. Com isso, reduz bastante as chances de o corpo sofrer com os mais diversos tipos de doenças, o que inclui até o câncer.


É rico em cálcio

Embora o leite seja sempre lembrado como uma grande fonte de cálcio, é bom frisar que o mineral também aparece em outros alimentos que temos na natureza - sendo um deles justamente o maxixe. Sua grande vantagem é o fortalecimento de ossos e dentes, o que evita problemas relacionados a eles, como é o caso da osteoporose.


Ajuda a evitar a anemia

A anemia ocorre quando o sangue está com uma baixa taxa de hemoglobina, e para evitá-la o mais indicado é consumir ferro, já que ele é responsável pelo aumento dessa proteína no sangue. Já a vitamina C ajuda na absorção desse mineral pelo corpo, e por isso a combinação dos dois nutrientes é ótima. Felizmente, o maxixe pode se orgulhar de ser um dos alimentos que possui essa característica, e por isso ajuda tanto a evitar quanto a combater a anemia.


Maxixe ajuda o corpo no processo de cicatrização

Além de possuir boas quantidades de ferro e cálcio, o maxixe também é rico em zinco, mineral que, entre outras características, auxilia o corpo no processo de cicatrização. A razão é bem simples: ele ajuda as feridas a fecharem rápido por atuar nos fibroblastos, células que ficam no tecido conjuntivo (que forma a "segunda camada" da pele).


Possui vitaminas do complexo B

Por fim, o maxixe também possui vitaminas do complexo B. Essas, de uma forma geral, permitem o bem-estar o sistema nervoso por atuarem diretamente no cérebro. Com isso, evitam problemas ligados a essa parte do corpo, como é o caso do mal de Alzheimer e de outras doenças que geram a demência. Lembrando que o maxixe pode ser consumido cru ou cozido, e vir acompanhado ou não de outros ingredientes, como quiabo ou carne. 


Fonte: conquistesuavida.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário