quinta-feira, 15 de julho de 2021

A importância da vacinação



Muitos estão preocupados se devem ou não se vacinar em meio ao caos que se instala no mundo atualmente.

Mas a real situação é que existem outras doenças podendo ser tão graves como a COVID-19 e que afetam o sistema imunológico podendo causar graves problemas e sequelas.

As vacinas estimulam a produção das defesas do organismo por meio de anticorpos específicos. Logo, ensinam o corpo a se defender contra o vírus. Quando o vírus se instala no corpo o sistema de defesa é reativado pelo nosso sistema imunológico, fazendo com que a ação do vírus seja limitada ou totalmente eliminada antes que a doença se instale totalmente no corpo do indivíduo.

Por conta da COVID-19, a vacina da gripe ganhou um reforço neste ano, pois estão prevenindo as doenças que afetam o sistema imunológico e que protegem o organismo contra infecções e bactérias. Inclusa na carteirinha de vacinação, que é viável levá-la no dia da vacinação, está à vacina da Febre Amarela.

Enquanto aguardamos ansiosos para tomar a vacina da COVID-19, devemos ter em mãos a nossa carteirinha de vacinação para reconhecimento de quais vacinas devemos tomar. Inclusa nelas está à vacina da Febre Amarela.

Cabe a nós deixarmos nosso sistema imunológico saudável, incluindo alimentos ricos em nutrientes e micronutrientes, tomarmos vitamina D (ou até mesmo tomar sol), evitar o tabagismo e consumo de álcool, a prática de exercícios físicos e também a consulta com psicólogos para combate à depressão e ansiedade.

Quanto a vacinação em crianças, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) emitiu uma nota recomendando a vacinação mesmo com a pandemia.

Em tempos de pandemia pela nova Corona vírus é importante manter em dia a vacinação de rotina, garantindo a sua segurança e a da sua família.


Como a vacina atua no nosso corpo?

Quando nos vacinamos, apresentamos ao nosso corpo um antígeno até então desconhecido. O corpo passa, com isso, a produzir anticorpos contra ele. Nesse primeiro momento, a produção de anticorpos é relativamente lenta. Além da produção de anticorpos, o organismo produz células de memória, ou seja, células que, ao serem expostas novamente ao mesmo antígeno, serão capazes de produzir anticorpos mais rapidamente.

Em virtude da presença de células de memória, uma pessoa vacinada consegue que seu sistema imune atue de maneira mais rápida, evitando que a doença se desenvolva. Assim sendo, a vacina atua como um agente preventivo, devendo ser utilizada antes do contágio. Ela é considerada uma forma de imunização ativa, pois estimula nosso organismo a produzir substâncias de defesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário