quarta-feira, 9 de setembro de 2020

Benefícios da Páprica



A páprica é um tempero à base de pimenta que ajuda seu corpo a evitar doenças. Recentemente foi descoberto diversos benefícios da páprica para a saúde.

Entre os benefícios da páprica estão: o combate à inflamação e doenças em geral, mas também pode prevenir e combater doenças autoimunes e certos tipos de câncer.

A páprica é uma especiaria feita a partir de variedades de pimentas da família Capsicum annuum. Este grupo de pimentas inclui o pimentão doce, uma fonte de páprica extremamente comum, bem como versões da pimenta caiena.

Devido à diversidade desse alimento, a nutrição da páprica pode ser diversificada. Em geral, as variedades que possuem a cor vermelha, em particular, têm uma enorme quantidade de vitamina A.

Em segundo lugar, a páprica feita dos pimentões mais apimentados (mais frequentemente o pimentão) incluem um ingrediente importante, a capsaicina.

Este nutriente é o que dá às pimentas o seu sabor apimentado, e quando se trata de saúde, a capsaicina é uma parte fundamental da capacidade da páprica em prevenir doenças.

Uma porção de páprica (uma colher de sopa) contém:

Proteína;

  • Gordura;
  • Fibra;
  • Vitamina A;
  • Vitamina B6;
  • Vitamina E;
  • Ferro;
  • Vitamina C;
  • Vitamina K;
  • Riboflavina;
  • Niacina;
  • Potássio.

Confira quais são os principais benefícios da páprica:

Rica em antioxidantes

Talvez a qualidade mais impressionante de páprica, é a quantidade de poder antioxidante que ela contém, rica em vitamina A.

Pimentas e temperos feitos a partir de pimenta têm propriedades que combatem doenças, devido em grande parte à sua capacidade de combater o estresse oxidativo 

Existem muitos antioxidantes na páprica, incluindo carotenóides

Os carotenóides são um tipo de pigmento encontrado em muitas plantas que servem ao corpo como antioxidantes, prevenindo danos causados pelo estresse oxidativo (causado por uma superabundância de radicais livres no corpo).

Estes são nutrientes solúveis em gordura, o que significa que eles são absorvidos melhor quando consumidos ao lado de uma fonte de gordura saudável, como abacate.

Os carotenóides comumente encontrados na páprica são betacaroteno, beta-criptoxantina e luteína/ zeaxantina.

Betacaroteno é conhecido por sua capacidade de servir na prevenção e redução do risco de doenças cardíacas e câncer.

O benefício mais conhecido da beta-criptoxantina é a capacidade de diminuir a inflamação em doenças como a artrite.

E, claro, a luteína e a zeaxantina são conhecidas por seus papéis na saúde dos olhos, ajudando a combater moléculas que são conhecidas por causar danos que levam a condições como degeneração macular.


Auxilia no tratamento de condições autoimunes

Um estudo inovador realizado em 2016 descobriu que capsaicina, um ingrediente presente na páprica pode ter poder incrível contra condições auto-imunes.

Estas doenças frequentemente debilitantes, derivam do sistema imunológico atacando o corpo do hospedeiro. Os sintomas de doenças autoimunes afetam cérebro, pele, boca, pulmões, seio, tireoide, articulações, músculos, supra-renais e funções do trato gastrointestinal.

No entanto, embora os distúrbios autoimunes não sejam curáveis, este estudo de 2016 descobriu que a capsaicina estimula reações biológicas consistentes com o tratamento da doença autoimune.

A vitamina A presente, ajuda o corpo a combater doenças crônicas, além de aumentar a imunidade.


Pode ajudar a tratar e prevenir o câncer

A capsaicina encontrada na páprica pode ajudar no tratamento e prevenção do câncer.

Operando em vários mecanismos diferentes, a capsaicina parece ser responsável por alterar as vias de sinalização que limitam o crescimento do câncer, e até mesmo suprimir os genes que aumentam o tamanho de tumores.

Em particular, um benefício da páprica pode ser a sua capacidade de proteger contra o câncer gástrico.


Diabetes

Como muitos alimentos ricos em nutrientes e especiarias, a páprica tem potencial para regular os níveis de açúcar no sangue e ajudar no tratamento da diabetes.

Quando os pacientes com diabetes consomem páprica contendo capsaicina, eles melhoram o processo de digestão e o processamento de açúcares no sangue.


Saúde ocular

Devido à grande quantidade de antioxidantes presentes neste tempero, como a vitamina A, luteína e zeaxantina, já está claro que páprica ajuda a prevenir doenças que prejudicam os olhos.

A existência de vitamina B6 também ajuda a manter seus olhos saudáveis; ela pode retardar a degeneração macular e outras doenças relacionadas aos olhos, especialmente quando consumidos com grandes quantidades de folato.


Saúde do coração

Um dos importantes benefícios da páprica para a saúde, inclui a saúde do coração. A páprica ajuda a manter seu coração e sistema cardiovascular em boa forma.

A vitamina B6 ajuda a baixar a pressão arterial elevada e tratar os vasos sanguíneos danificados. 

Uma pesquisa descobriu que a capsantina presente na páprica causou um aumento de colesterol HDL bom, que mantém seu sistema cardiovascular funcionando bem (9).


Pressão arterial

Ela pode ajudar a diminuir a pressão arterial, devido à presença da capsaicina que relaxa os vasos sanguíneos.


Saúde da pele

Ela pode auxiliar na redução de marcas de expressão, manchas devido à idade, e isso acontece devido à presença de vitaminas, betacaroteno e de ferro. A vitamina A previne o surgimento de rugas, flacidez e melhora a aparência da pele.


Digestão

Por ser um estimulante ele auxilia na boa digestão, normaliza a acidez estomacal e ajuda a aumentar a produção de saliva. Pode ser usado para aliviar a indigestão.


Anemia

Essa especiaria é rica em vitamina C, o que beneficia a absorção de ferro no organismo.

Consumir com regularidade pode prevenir o aparecimento da anemia, pois o ferro está envolvido na produção de glóbulos vermelhos.

Ela também ajuda na produção de hemoglobina no sangue, que é a responsável pelo transporte de oxigênio através da corrente sanguínea.


Saúde capilar

A vitamina B6 que fortalece a melanina dos fios capilares, mantendo a pigmentação deles, além de prevenir a perda de cabelo.

O ferro presente na especiaria ainda promove a oxigenação para os folículos pilosos, e isso ajuda a manter a saúde dos fios.


Fonte: drjulianopimentel.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário