quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

Benefícios da cereja



A cereja é uma fruta rica em polifenóis, fibras, vitamina A e C e betacaroteno, com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que auxiliam no combate ao envelhecimento precoce, nos sintomas de artrite e gota, e no desenvolvimento de doenças cardiovasculares, possui também minerais como potássio e cálcio, necessários para a contração muscular, função nervosa e regulação da pressão arterial.

Além disso, a cereja também é uma boa fonte de triptofano, serotonina e melatonina que influenciam no estado de humor e no sono, podendo auxiliar no tratamento da depressão e da insônia.

Para consumir a cereja é importante que a fruta esteja fresca, o que pode ser verificado pelos talos verdes, além disso, deve-se armazená-la em geladeira para aumentar o tempo de conservação e diminuir as perdas de vitamina C que ocorrem ao longo do tempo.

A fruta natural da cereja pode ser encontrada em supermercados ou mercearias.

Os principais benefícios da cereja são:

Ajuda a controlar a glicemia

A cereja possui polifenóis na sua composição como o ácido clorogênico que tem podem ajudar a regular os níveis de açúcar e de insulina no sangue, evitando picos ou queda da glicemia.

Além disso, as antocianinas presentes na cereja tem ação antioxidante que agem inibindo enzimas importantes que causam o diabetes tipo 2, controlando a absorção de glicose e, por isso, a cereja também ajuda a prevenir a diabetes.

Protege contra doenças cardiovasculares

Por ser rica em antocianinas, a cereja ajuda a controlar o colesterol ruim que é responsável por formar placas de gordura nas artérias, e por isso, ajuda a prevenir a aterosclerose e a reduzir o risco de doenças cardiovasculares como infarto do miocárdio ou derrame cerebral.

Outro potente antioxidante presente na cereja é a vitamina C que ajuda a reduzir os danos nas células, mantendo os vasos sanguíneos saudáveis.

Além disso, alguns estudos mostram que, devido ao potássio da cereja, tomar uma única dose de 300ml de suco de cereja por dia ajuda a reduzir a pressão alta, o que contribui para diminuir o risco de doenças cardiovasculares.

Combate a artrite e a gota

Devido aos seus potentes efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes, a cereja pode reduzir o estresse oxidativo e a inflamação das articulações, prevenindo ou diminuindo os sintomas de artrite ou osteoartrite como dor ou rigidez nas juntas. 

Além disso, a vitamina C presente na cereja possui ação antioxidante levando a um aumento da eliminação de ácido úrico pela urina, sendo também muito útil para quem tem gota, que é um tipo de artrite causado pelo acúmulo de ácido úrico que pode causar inchaço, inflamação e dor extrema nas articulações.

Melhora a qualidade do sono

A cereja possui triptofano que é importante para a produção de melatonina, que é um hormônio que o corpo produz de forma natural para estimular o sono e, por isso, esta fruta pode auxiliar no combate à insônia melhorando a qualidade do sono.

Alguns estudos mostram que tomar suco de cereja pela manhã e novamente uma a duas horas antes de dormir aumenta a duração e a qualidade do sono.

Reduz a dor muscular após exercícios físicos

Os compostos anti-inflamatórios e antioxidantes da cereja podem ajudar a aliviar a dor muscular, o desgaste celular e a inflamação após exercícios físicos.

Alguns estudos mostram que, devido suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, o suco de cereja azeda e o extrato de cereja amarga em pó aceleram a recuperação muscular, evitam a perda de força e melhoram o desempenho em atletas de elite, como ciclistas e corredores de maratona.

Melhora a saúde dos olhos

A cereja é rica em betacaroteno, que é um precursor da vitamina A, importante para manter a visão, especialmente a visão noturna e por isso contribui para melhorar a saúde dos olhos. Além do betacaroteno, a cereja também possui vitamina A na sua composição, o que aumenta a proteção aos olhos e evita problemas de visão como olhos secos e cegueira noturna.

Combate a depressão

A cereja possui triptofano, que é um aminoácido que ajuda a produzir serotonina, um hormônio que regula o humor, estresse e hiperatividade, e por isso consumir essa fruta pode aumentar a quantidade de serotonina no corpo auxiliando no tratamento da depressão, da ansiedade e de alterações de humor.

Previne o Alzheimer

Alguns estudos mostram que os polifenóis da cereja podem reduzir a perda de memória, o que pode diminuir o risco de desenvolver Alzheimer, por melhorar o funcionamento dos neurônios cerebrais, a comunicação entre o cérebro e o resto do corpo e ajudar a processar novas informações com eficácia. Entretanto, ainda são necessários mais estudos que comprovem esse benefício. 

Melhora o funcionamento do sistema digestivo

A cereja também possui fibras que têm propriedade laxativa, podendo melhorar a saúde digestiva e combater a prisão de ventre. Além disso, os polifenóis da cereja contribuem para o equilíbrio da flora gastrointestinal, o que contribui para o bom funcionamento do sistema digestivo.

Melhora a qualidade da pele

Por ser rica em betacaroteno, vitamina A e C, que são antioxidantes, a cereja ajuda a combater os radicais livres que causam envelhecimento da pele.

A vitamina C da cereja também estimula a produção de colágeno pela pele, diminuindo a flacidez e o aparecimento de rugas e linhas de expressão e a vitamina A protege a pele dos danos causados pelos raios ultravioletas do sol. 

Além disso, as vitaminas da cereja também melhoram a qualidade das unhas e cabelos.

Auxilia no combate ao câncer

Alguns estudos em laboratório usando células do câncer de mama e de próstata mostram que os polifenóis da cereja podem ajudar a diminuir a proliferação e aumentar a morte de células desses tipos de câncer. Entretanto, ainda são necessários estudos em humanos que comprovem esse benefício.


É importante ressaltar que para obter todos os benefícios citados acima, a cereja deve fazer parte de uma alimentação balanceada e saudável.


Fonte: tuasaude.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário