quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

Planta peixinho da horta



Uma hortaliça muito utilizada para ornamentação, a planta peixinho (Stachys byzantina) também pode ser aproveitada na culinária em receitas de chás, saladas e empanados fritos.

Essa hortaliça é uma planta alimentícia não convencional (PANC), possui uma folha aveludada que se assemelha com a alface. Além de peixinho, também chama-se a planta de lambarizinho, lambari-de-folha, peixinho da horta, orelha-de-coelho e orelha-de-lebre e, como o nome já entrega, possui um sabor que lembra o de um lambari frito.

Nesse sentido, esse sabor deve-se à presença significativa de óleo vegetal na composição química da hortaliça, que pertence à família Lamiaceae, nativa da Turquia, da região do Cáucaso e da Ásia Central.

No Brasil, cultiva-se a planta nas regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste, em locais de clima ameno, pois a peixinho não tolera o calor excessivo, tendo o seu crescimento limitado em temperaturas acima de 35º C. Além disso, os solos precisam ser bem drenados e ricos em matéria orgânica.

A planta peixinho da horta apresenta quantidades expressivas dos minerais, potássio, cálcio e ferro, além de ser uma excelente fonte de fibra alimentar, que corresponde a 13% do seu teor de matéria seca.

Além disso, utiliza-se na medicina popular para aliviar a tosse e as irritações na faringe. Isso porque a hortaliça possui efeito béquico, ou seja, age contra a tosse, e emoliente, que amolece e abranda os tecidos, por exemplo.

No entanto, é importante se consultar com um médico para conferir se a tosse ou irritação na faringe não podem ser sintomas de outros problemas, que exijam um tratamento mais completo.

Outro benefício da planta peixinho é ser capaz de auxiliar no tratamento da indigestão, por meio de chás. Mas, certifique-se de que ela realmente pode contribuir com o seu quadro de indigestão e não te fazer mal com possíveis efeitos colaterais.

Por isso, o ideal é conversar com o médico a respeito da indigestão e saber qual é o tratamento mais indicado para ela, já que pode precisar de um tratamento mais específico, o qual a planta peixinho pode não ajudar.

Cuidados especiais

A Embrapa alerta que, após colhermos, devemos lavar e higienizar bem as folhas da planta, uma vez que a sua estrutura é capaz de reter as sujeiras do campo.

Além disso, pode-se armazenar as folhas da planta peixinho por até oito dias, em embalagens plásticas e a uma temperatura de 5º C.

Assim, antes de utilizar a planta para qualquer fim medicinal, consulte o seu médico para saber qual dosagem e frequência você poderá usar. Desse modo, o ideal é jamais substituir um tratamento recomendado por ele pela hortaliça, pois isso pode prejudicar a sua saúde e dificultar o tratamento da sua doença.

Outro ponto importante é checar com o seu médico se ela não faz mal quando utilizada ao mesmo tempo com algum medicamento, suplemento ou outra planta medicinal que você esteja utilizando.

Essa recomendação serve para todas as pessoas, principalmente crianças, idosos, mulheres que estejam grávidas ou no período do aleitamento e pessoas que sofram com algum tipo de doença ou condição específica de saúde.

Portanto, lembre-se de que este artigo serve somente para informar e jamais pode substituir o diagnóstico, as prescrições ou as opiniões de um médico.

mundoboaforma.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário