quinta-feira, 6 de agosto de 2015

A importância da fruta na alimentação diária

Ter uma alimentação saudável, onde as frutas estejam presentes, é de extrema importância para que o organismo seja capaz de defender-se de doenças e viroses. A ingestão de vitaminas e de outros nutrientes faz com que o organismo esteja protegido por uma espécie de escudo protetor.


A vitamina C é rainha das vitaminas, capaz de fortalecer o sistema imunológico. Por isso mesmo é sempre aconselhável incluí-la na alimentação. Pode ser encontrada na laranja, morango, kiwi, limão e outros. A vitamina E também tem um papel relacionado com a defesa do organismo e pode ser encontrada no abacate.
A vitamina A é responsável por proteger o organismo das infecções, ao formar uma espécie de barreira contra os vírus. A vitamina A é de grande importância para a pele e olhos e ajuda a manter a saúde dos cabelos. Encontra-se nas frutas amareladas e vegetais verde-escuros: laranja, manga, abacaxi e outras. O complexo B é considerado o grande amigo dos anticorpos que protegem o corpo da invasão de agressores. Encontra-se na laranja e no morango.
O magnésio é um mineral que ajuda no funcionamento e desenvolvimento das células imunológicas. São muitas as pessoas que não consomem quantidade suficiente desse mineral que pode ser encontrado na banana e nos frutos secos.
Propriedades medicinais das frutas
Cada fruta é uma fonte de nutrientes que não deve ser esquecida. Conheça as principais propriedades medicinais de algumas frutas.
A banana, por ser rica em potássio, ajuda no controle da tensão arterial. As bananas maduras controlam a diarreia, ajudam no sono e melhoram o humor.
O figo é laxante, sendo ainda indicado para pessoas com problemas dos brônquios, gripes e constipações.
A laranja ajuda na resistência às infecções, dá mais vitalidade às gengivas e ajuda o organismo a absorver o ferro de outros alimentos, para além de combater o stress.
O limão ajuda no combate à fadiga, gripe, dor de cabeça, alergias e stress.
A manga ajuda a purificar o sangue e no combate à bronquite, pelo seu efeito expectorante.
A melancia é recomendada a quem tenha problemas relacionados com a tensão alta e reumatismo. Ajuda a limpar o estômago e intestino e ainda no tratamento da obesidade.
A pêra contribui para a boa formação dos ossos. Ajuda no combate da prisão de ventre e inflamação do intestino e da bexiga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário