quarta-feira, 6 de maio de 2020

Benefícios do Gergelim


Os benefícios do gergelim estão especialmente relacionados com a rua riqueza em fibras que ajuda a melhorar o funcionamento intestinal e a reduzir a quantidade de colesterol, podendo ser adicionado nas refeições como saladas e sopas, para tratar prisão de ventre ou colesterol alto, por exemplo.
O gergelim não altera o sabor dos alimentos, por isso pode ser utilizado em diversas preparações ou até mesmo acrescentado no iogurte, diminuindo a absorção de carboidratos e aumentando a saciedade.

Benefícios do gergelim

Devido à sua ação adstringente, analgésica, antidiarreica, relaxante, diurética, anti-inflamatória e antimicrobiana, o gergelim pode ser utilizado com diversos objetivos e possui vários benefícios, como:
  1. Diminuir o apetite e ajudar a emagrecer;
  2. Reduzir o risco de desenvolver doenças cardíacas;
  3. Ajudar a controlar a pressão arterial;
  4. Melhorar a saúde da pele, facilitando a cicatrização e evitando manchas da idade;
  5. Aumentar as defesas do organismo;
  6. Manter os ossos e dentes fortes;
  7. Evitar lesões no fígado, eliminando produtos tóxicos do órgão;
  8. Melhorar o humor;
  9. Regular a produção de hormônios.
Além disso, o gergelim também é rico em folato e, por isso, pode ser utilizado na alimentação de mulheres grávidas para diminuir o risco de malformações no bebê, como espinha bífida ou doenças cardíacas. Além disso, também previne casos de anemia na gestante e de pré-eclâmpsia.

Benefícios do gergelim preto

O gergelim preto é rico em fibras, sendo, portanto, indicado para ajudar no controle da diabetes e facilitar a digestão, por exemplo.
Existem diferentes tipos de gergelim, como o preto, torrado, com casca e o integral, que diferem entre si por suas características nutricionais, porém apresentam benefícios semelhantes. O gergelim integral possui todos os nutrientes na quantidade máxima, enquanto que o gergelim com casca á capaz de aumentar o movimento intestinal, o trânsito do bolo alimentar e ativar a circulação sanguínea na parede intestinal, uma vez que esse tipo de gergelim possui o ácido linoleico.
Fonte: tuasaude.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário