sexta-feira, 20 de novembro de 2020

Pepino e seu benefícios



Alimento considerado um grande aliado para questões estéticas - faz parte da composição de diversos cosméticos para hidratação da pele - o pepino também se destaca por seus benefícios nutricionais e versatilidade gastronômica. Muito leve e pouco calórico, esse vegetal, deve fazer parte do seu cardápio diário. 

O pepino é um vegetal nutritivo e baixo em calorias, já que é rico em água, minerais e antioxidantes, possuindo diversos benefícios para a saúde como favorecer a perda de peso, manter o organismo hidratado e o funcionamento do intestino regulado, assim como diminuir os níveis de açúcar no sangue.

Veja alguns dos seus benefícios:

Hidratação e detox

96% do pepino é composto por água! O pepino fresco é uma excelente opção de "petisco do bem": alimenta, hidrata e ainda alivia um pouco a vontade de mastigar em momentos de ansiedade! Toda essa água também atua como uma vassoura, varrendo para fora do organismo todas as toxinas.

Preservação dos rins

Consumir pepino reduz os níveis de ácido úrico do organismo, mantendo os rins funcionando em equilíbrio, e ajuda a dissolver cálculos renais!

Facilita digestão e reduz prisão de ventre

Por ser rico em fibras, o pepino auxilia na limpeza do trato intestinal, regulando o trânsito, e por ser abundante em água, ajuda a eliminar melhor as toxinas.

Auxilia no combate a diabetes

O pepino tem baixo índice glicêmico, o que o torna inofensivo para dietas com restrições de açúcar, e, além disso, auxilia a produção de células beta, que são as responsáveis pela síntese de insulina - substância que mantém o equilíbrio da glicose no sangue - e é muito eficiente no combate à diabetes tipo 2.

Prevenção do câncer

O vegetal tem em sua composição um tipo de fitonutriente que ajuda a restringir o metabolismo das células cancerígenas, fazendo do pepino um complemento no combate de cânceres como de ovário e de mama.

Mantém a saúde bucal

Mascar pepino fresco refresca a saliva e cura gengivas doentes, o que evita o mau hálito, e ainda fortalece a mandíbula!

Ameniza os efeitos do excesso de álcool

Para evitar aquela dor de cabeça depois de exagerar nos drinks, coma algumas fatias de pepino pouco antes de dormir. As vitaminas A e B e os eletrólitos encontrados no pepino repõem os nutrientes essenciais que se perdem quando cometemos excessos e sobrecarregamos nosso organismo.


Para aproveitar de forma segura tudo que o pepino pode oferecer, é preciso estar atento à sua conservação:

A melhor forma de conservação, para que eles não estraguem rapidamente, é mantê-los sob refrigeração, em sacos plásticos com pequenos furinhos, para que a sua vida útil seja maior. Importante lembrar também, que se consumidos crus, devem ser higienizados corretamente, a fim de evitar o contágio de parasitas e demais causadores de doenças.

Fonte: conquistesuavida.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário