quinta-feira, 20 de maio de 2021

20 de Maio - Dia Mundial das Abelhas



Saiba como é produzido o mel de abelhas a partir do néctar das flores.


O néctar das flores passa por algumas transformações químicas e físicas para se tornar o mundialmente conhecido Mel!

A produção do mel começa quando as abelhas operárias que trabalham fora da colmeia coletam néctar das flores. Essa é a matéria-prima do chamado mel verdadeiro, mas as operárias coletam qualquer líquido açucarado que possa ser usado para fazer o alimento. É por isso que é tão comum vermos abelhas coletando restos de refrigerante, por exemplo.


VOCÊ SABIA?

Em um ano, uma colônia de abelhas come entre 120 e 200 quilos de mel.

A abelha possui um estômago e um outro reservatório de néctar. Seu estômago de verdade é onde digere sua própria comida. O outro é uma espécie de “tanque” onde ela coleta o néctar que suga das flores para transportá-lo até a colmeia, cabendo cerca de 70mg dentro. Quando está plenamente carregada, a abelha pega o caminho mais curto de volta à colméia. Ou seja, durante o transporte onde elas levam o mel na boca, é aí mesmo que o néctar já começa a ser transformado em mel, com a ajuda de enzimas que as abelhas produzem em glândulas da boca. Essas enzimas mudam o tipo de açúcar do néctar e impedem que o mel estrague pelo aparecimento de micróbios.

Quando as operárias chegam à colmeia, o néctar trazido na bolsa de mel é passado para as abelhas mais jovens, que irão processar o néctar por cerca de meia hora. Durante esse tempo, as enzimas irão quebrar os açúcares complexos do néctar e transformá-los em açúcares mais simples, de modo que fica mais digerível para as abelhas e menos suscetível a ser atacado por bactérias, enquanto é armazenado no interior da colmeia. As abelhas, em seguida, espalham o néctar ao longo dos favos de mel, onde a água evapora a partir dele, tornando-se uma calda mais grossa, até que se torna o Mel!

O mel pode ser produzido a partir de néctar de um só tipo de flor, como é o caso do mel de laranja feito com o néctar das flores de laranjeiras. Pode, também, ser resultado da mistura do néctar de diferentes flores do campo. Neste caso, ele é chamado de mel silvestre.

As abelhas fazem o mel secar ainda mais rápido, abanando-o com as suas asas. Uma vez que sua consistência está boa o suficiente, as abelhas selam o favo de mel com um tampão de cera. O mel é armazenado até que seja comido.

Fonte: mel.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário