quarta-feira, 14 de maio de 2014

Os Músculos também precisam de descanso

Devo malhar duas ou três vezes na semana? Se eu quiser emagrecer mais rápido, posso malhar todos os dias? Funciona? Essas são perguntas frequentes entre nossos leitores. Para responder estas questões e tirar essas dúvidas, Marcio Atalla, deu algumas dicas sobre o assunto. Confira!

“Quando falamos que fazer musculação duas vezes na semana e, a partir de certa idade, aumentar para três vezes na semana, a gente segue uma recomendação da OMS para reverter o processo de perda de massa muscular, causado pelo envelhecimento”, explica Atalla.
Por isso, exercícios de força, como a musculação, são necessários para que a gente mantenha a massa muscular e, consequentemente, autonomia. Mas, de acordo com o preparador físico, não há nenhum problema em aumentar a frequência desta atividade para cinco ou seis vezes na semana. “Depende do objetivo. Se é emagrecer mais rápido ou ganhar massa muscular mais rápido, aumentar a frequência do exercício é uma boa opção, desde que tenha uma boa programação”, recomenda nosso embaixador.
E a dica do Márcio Atalla, neste ponto, é incluir um tempo de descanso para os músculos nesta programação. Por exemplo, se você optar por fazer musculação seis vezes na semana, tenha uma programação que tenha esse intervalo para o repouso dos músculos. “Se você fizer, por exemplo, um exercício para o peito na segunda-feira, obviamente, na terça-feira, você vai malhar um outro grupo muscular, para outra parte do corpo. O ideal é voltar a trabalhar este músculo depois de 2 ou 3 dias de repouso”, indica Atalla.
Assim, se você fizer esse rodízio dos grupos musculares que são trabalhados no treino, não terá nenhum problema em fazer musculação cinco ou seis vezes na semana!  Se o seu objetivo for emagrecer, obviamente, malhando nesta frequência, você vai gastar mais calorias e, consequentemente, atingir este objetivo mais rápido!

Nenhum comentário:

Postar um comentário